Sessões de TRE

    O TRE - Tension, Trauma & Stress Release Exercise é uma modalidade terapêutica desenvolvida por David Berceli que contribui para a liberaração de padrões de tensões e estresse que estão profundamente armazenados no corpo. Parte-se de uma compreensão ampliada dos conceitos de tensão, estresse e trauma na qual estas experiências envolvem necessariamente as dimensões psicológicas e físicas. Estas condições podem ser ocasionadas por desde  situações mais simples, como uma rotina diária estressante, ou por uma forma de funcionamento subjetiva que provoca estresse, e até mesmo situações mais marcantes, como a vivência de situações traumáticas em acidentes, catástrofes, violências, etc. Todas estas experiências são vivenciadas através do corpo, e algumas delas podem não ser suficientemente bem integradas pelo organismo e ficam "congeladas" em nosso sistema, carregadas de afeto, consciente ou inconsciente. Estas situações criam uma condição de estresse que pode provocar um grande sofrimento e limitação na vida das pessoas ou pode, ainda, ser adaptada ao funcionamento geral do sujeito e muitas vezes ser imperceptível, se tornando algo com o qual ele já está "acostumado". E, por mais que não os percebamos, estes padrões de estresse e tensões, a que estamos submetidos diariamente, sempre limitam nossa capacidade de experimentar a vida.

 

    O TRE consiste em uma série de exercícios físicos que acionam um processo espontâneo e natural de vibração no corpo promovendo a autoregulação dos níveis de estresse no organismo. Trata-se de um processo natural e seguro de reequilíbrio físico e psicoemocional que promove profundo relaxamento e bem estar reduzindo a condição de tensão e estresse em todo o sistema. A sequência de exercícios do TRE pode beneficiar desde pessoas que querem ampliar sua capacidade de experimentar a vida através de seus corpos, reduzindo a carga de estresse provocada pela rotina diária ou mesmo de sua história pessoal, até mesmo pessoas que buscam a redução de sintomas como ansiedade, fobias, pânico, distúrbios do sono, entre outros. Pessoas diagnosticadas com Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) ou em situações de estresse agudo têm obtido excelentes resultados com este método.

 

    As sessões individuais de TRE acontecem em um ambiente seguro e tem um acompanhamento terapêutico que permite maior aprofundamento no processo de liberação das tensões. Inicialmente é agendado um primeiro encontro para uma avaliação inicial. Neste encontro conversamos sobre alguns detalhes sobre o processo e a demanda de cada cliente para, em seguida, realizar os exercícios. A depender da avaliação inicial e da necessidade de cada um, outras sessões poderão ser agendadas isoladamente ou em pacotes de algumas sessões. Cada sessão  dura 80 minutos e envolve a realização da sequência de exercício, eventuais intervenções e termina com uma integração verbal do processo.