Psicoterapia Individual

    Compreendo que a psicoterapia é, em essência,  um processo de autoconhecimento. Um arqueólogo escavando a terra está a procura elementos que o permitam reconstruir determinada história, e dessa maneira, dar sentido aos fatos do presente. Assim também, o processo psicoterapêutico oferece suporte para que o cliente reconstrua os sentidos de sua vida. Seja a partir de traços do passado ou de elementos do presente, na terapia, o cliente pode desvelar-se a si mesmo e reconhecer-se com mais clareza. Esta compreensão maior de nós mesmos permite uma transformação da nossa maneira de experimentarmos  nosso próprio "eu" e contribui para uma expressão mais rica, honesta e responsável de nossa existência no mundo. Isto implica em uma ampliação da capacidade de acompanhar o movimento de pulsação da vida com suas dores e sofrimentos e seus prazeres e alegrias.

 

    O processo psicoterapêutico que ofereço tem como base a abordagem sistematizada por John Pierrakos, a Core Energetics. Diferente de outros aportes clínicos centrados na fala, esta perspectiva considera o corpo como uma dimensão de suma importância a ser incluída na terapia. Parte-se da compreensão de que a vida e a história psíquica dos sujeitos estão gravadas em seus corpos. Integramos tanto o trabalho na dimensão da linguagem falada, verbal, quanto na dimensão somática do corpo que abriga a história afetiva da psique, unificando uma suposta dualidade "Mente-Corpo". Conjuntamente ao trabalho com a fala, são utilizadas técnicas de mobilização corporal que atuam sobre pontos específicos no corpo. Isto permite ao cliente estabelecer, pouco a pouco, um contato seguro e maior consciência de suas sensações corporais, seus sentimentos, seu corpo, sua história e consigo mesmo e, dessa forma, estabelecer um maior senso de confiança nos relacionamentos com os outros, com o mundo e com a vida.

 

    Qualquer pessoa pode beneficiar-se da terapia corporal. Em termos práticos, agendamos, via telefone, um encontro para avaliação inicial e discussão de algumas questões importantes sobre o processo como, por exemplo, formato, horários, valores, etc. A duração de cada sessão é de 50 minutos com frequência semanal.  A depender da necessidade de alguns clientes, eventualmente, são realizadas duas ou mais sessões semanais. Situações e necessidades específicas são conversadas neste primeiro encontro.